Nova Iorque exigirá comprovante de vacinação em ambientes fechados.
04 de agosto de 2021
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a nova regra.
NOVA YORK - Se você não se vacinou contra a COVID-19, você pode dar adeus aos jantares badalados ou até mesmo à emoção das peças da Broadway.
A partir de 16 de agosto os nova iorquinos e seus visitantes serão excluídos de partes da vida cotidiana como restaurantes, bares, baladas, espetáculos, ginásios de esportes e até de academias, se não estiverem vacinados.
E esse é o ponto, disse o prefeito Bill de Blasio na terça-feira, quando anunciou o "Passe Chave para NYC" exigindo prova de vacinação para certas atividades internas e trabalho na cidade de Nova York.
"É hora de as pessoas verem a vacinação como literalmente necessária para uma vida boa, plena e saudável", disse ele. "O Key to NYC Pass será uma abordagem pioneira na nação e exigirá vacinação para trabalhadores e clientes em refeitórios internos, em instalações de ginástica internas e instalações de entretenimento internas."
Mas muitos detalhes sobre o mandato de vacinação em ambientes fechados - que é projetado para lutar contra a variante delta altamente contagiosa do coronavírus - permanecem incertos.
De Blasio e as autoridades de saúde, por exemplo, enfrentaram dúvidas sobre como a regra se aplicará a crianças menores de 12 anos que não são elegíveis para a vacina COVID-19.
"Acomodações razoáveis" serão feitas para as crianças, disse Dave Chokshi, o comissário de saúde da cidade.
As autoridades buscarão feedback das empresas nas próximas semanas antes que as políticas finais sejam definidas, disse de Blasio.
A quem se aplicará a regra?
“Clientes e trabalhadores de restaurantes, entretenimento interno e espetáculos e academias terão que apresentar comprovante de vacinação”, disse de Blasio.
Ele não forneceu uma faixa etária, mas direcionou a maioria de seus comentários aos adultos.
"Não vamos excluir os menores de 12 anos", disse ele. "Queremos que eles estejam seguros. Queremos que eles sejam cuidadosos, mas realmente o que estamos tentando fazer aqui é nos concentrar nas pessoas que podem ser vacinadas. O propósito de fazer isso é dar às pessoas o incentivo final para obter vacinados, se forem elegíveis.
Como funciona?
Novamente, os detalhes são escassos, mas de Blasio disse que qualquer documento legítimo que mostre prova de vacinação deve ser mostrado para obter acesso a determinados espaços internos.
O "NYC COVID Safe App" da cidade, o Excelsior Pass do estado e um cartão de vacinação de papel contariam, disseram as autoridades.
Isso vai ser obrigatório?
A política começa na semana de 16 de agosto, mas as autoridades municipais não vão aplicá-la até 13 de setembro.
De Blasio disse que o aspecto faseado da aplicação da lei dará às empresas e às pessoas tempo para se ajustarem e para resolverem os problemas.
Assim que chegar o dia 13 de setembro, um grupo de trabalhadores da cidade com várias agências iniciará as inspeções e a fiscalização.
Ainda posso comer ao ar livre?
A regra parece se aplicar apenas a certos ambientes internos, o que significa que as refeições ao ar livre e outras atividades permanecem abertas para os não vacinados.
Segundo a prefeitura da cidade não há previsão de restrições impostas para quem tomou vacinas estrangeiras.