TRANSPORTE PÚBLICO EM NYC | VPNY
POR BRUNO GARCIA

COMPARTILHE:


Dá para usar o transporte público da Big Apple?


De cara, a resposta é SIM! Por ser uma das cidades mais populosas do mundo, o sistema público de transporte de NY é fundamental para o ir e vir dos seus moradores e milhões de turistas, e essa demanda o nova iorquino sabe organizar, 24h por dia.

Além de rápido e conveniente o transporte em NY é de extrema facilidade no seu uso. 

Para começar, você precisa comprar o METROCARD (passe de transporte que pode ser usado nos metrôs, ônibus e bondinho da Roosevelt Island).



Você deve colocar um valor mínimo de $5.50 no cartão quando comprá-lo pela primeira vez. Você pode fazer isso em estações de metrô, tanto em máquinas automatizadas (que aceitam dinheiro, cartões de débito e cartões de crédito) ou em cabines de atendimento (apenas em dinheiro). 

Existem 2 formas para a compra dos seus METROCARDS, e elas são:

1. PAY PER RIDES: Com o Single Ride você vai comprar cada trecho que precisará usar no metrô por U$3. Esse ticket é vendido em máquinas somente, não permite transferências e deve ser usado dentro de duas horas da compra.
2. UNLIMITED: Com esse cartão você poderá usar o sistema público de transporte de forma ILIMITADA, em qualquer horário, dentro do período contratado. São 2 opções: A primeira delas dura 7 dias e custa U$33, a segunda opção dura 30 dias e custa U$127.

É Importante lembrar que o METROCARD tem o custo de emissão de U$ 1 na compra de um passe novo. Para evitar a cobrança os passageiros podem optar por recarregar um cartão já utilizado.

A MTA (Concessionária responsável pelo transporte público de NY), oferece descontos para idosos (com mais de 65 anos) e pessoas com deficiência, bem como um crédito "bônus" de 11% para compras de $5.50 ou mais em cartões PAY PER RIDES . Além disso, até três crianças com altura máxima de 44 polegadas (1 metro e 10 cm)  podem entrar de graça no metrô e em ônibus quando estiverem acompanhadas por um adulto pagante. 



O Transporte público de NY é seguro?

Sim! Obviamente que após todo o desafio que a cidade enfrentou com a pandemia da COVID-19, ainda há uma certa sensação de insegurança em algumas estações de metrôs, principalmente às noites e na periferia. Entretanto há hoje um esforço conjunto da prefeitura e NYPD para que os lugares estejam cada vez mais policiados. Como megalópole, Nova York é considerada a mais segura entre as grandes cidades do mundo. 

Cuidado para não se decepcionar! 

Agora, é importante você saber de algumas coisas, antes de se decepcionar. O metrô de NY, não é um local limpo (ainda)… Se você por exemplo já viajou pela Europa, ou até mesmo São Paulo é capaz de você se assustar. A maioria da frota dos trens de NY são da década de 80 e 90, e é bem comum ver ratos andando nos trilhos. Esse atraso no sistema de metrôs acontecem porque a cidade passou por 3 traumas que atrasaram todo o planejamento dos prefeitos: Atentados terroristas de 2001, quebra da Bolsa de NY em 2009 e COVID-19 em 2020. De qualquer forma, há um planejamento para que até 2024 todos o sistema seja renovado com frota totalmente nova. 

Detalhe importante:

A cidade de NY tem aproximadamente 9 milhões de habitantes, então, EVITE o sistema de transporte entre 7am-10am e 5-7pm, as estações estarão lotadas, assim como os vagões e ônibus.

Como tudo tem seu lado bom e ruim, a minha dica é: Se você não tem preocupação com luxo, use e abuse do metrô, ele é rápido, seguro, e sem dúvidas, o melhor caminho para ir de ponta a ponta da cidade. Se você prefere conforto, pegue um taxi, Uber ou um transfer privado.



Caso você esteja chegando ou saindo de viagem para os aeroportos, sem dúvida, a VPNY é a sua melhor opção. Somos a única empresa brasileira com certificado de especialistas da cidade e vamos fazer os seus trajetos mais importantes em NY com toda segurança, conforto e organização. CLIQUE AQUI para falar com a nossa equipe.


PAPAI NOEL VISITARÁ EMPIRE STATE PELA PRIMEIRA VEZ | VPNY
BY BRUNO GARCIA