New York City Ballet

Odoo • Imagem e Texto

NEW YORK CITY BALLET 22'23

A New York City Ballet é uma das companhias de dança mais importantes do mundo, com um repertório inigualável de balés que agrada a todos. A Companhia foi fundada em 1948 por George Balanchine e Lincoln Kirstein e rapidamente se tornou conhecida por seu puro neoclassicismo. A NYCB se apresenta no David H. Koch Theater do Lincoln Center, que foi especificamente projetado para ela por Balanchine e Philip Johnson. A Companhia tem em torno de 100 dançarinos, uma orquestra com 62 membros e uma temporada anual de 21 semanas no Lincoln Center. Emanando uma energia que combina com a da agitada metrópole a qual chama de lar, ela representa uma experiência de excelência da cidade de Nova York.

ALL BALANCHINE

O Concerto Barocco, apresentado pela primeira vez em 1941, estava entre as três obras dançadas na primeira apresentação do recém-criado New York City Ballet em 1948. Sua beleza formal e capacidade de resposta à partitura o tornaram um clássico indiscutível do repertório internacional. Kammermusik No. 2 encontra Balanchine enfrentando os desafios da partitura de Hindemith com uma coreografia animada para dois casais principais e, incomumente, um corpo de balé totalmente masculino. Raymonda Variations apresenta danças de “felicidade indescritível” e “destreza simples”, como escreveu um crítico, e inclui acenos sutis para a coreografia do balé da história de Marius Petipa do título, embora seja uma obra sem enredo.


MASTERS AT WORK: BALANCHINE & ROBBINS II

Três balés de Balanchine são acompanhados por uma das obras-primas de Robbins. Square Dance encontra Balanchine usando passos clássicos para interpretar o idioma da dança folclórica americana do título. Haieff Divertimento é um balé raramente visto, uma obra de câmara em cinco partes que um crítico, em sua estreia em 1947, saudou como “uma alegria total”. Donizetti Variations também exala um espírito alegre com seus passos intrincados e momentos suaves de comédia. E a enigmática e hipnótica Afternoon of a Faun de Robbins, retratando um par de dançarinos trabalhando em um estúdio, é considerada uma de suas maiores realizações, apesar de sua simplicidade.


BALANCHINE + RATMANSKY

A efervescente maravilha clássica de Balanchine, combinando movimentos de conjunto com virtuoso pas de deux, encontra a monumental abstração de Ratmansky do cômico balé do século XIX do compositor Édouard Lalo.


21ST CENTURY CHOREOGRAPHY I

A Partita do coreógrafo residente de NYCB Justin Peck, com a composição a capella ganhadora do Prêmio Pulitzer de Caroline Shaw Partita para 8 vozes, junta-se aos trabalhos mais recentes de Gianna Reisen e Kyle Abraham.


Informações:

Local: David H. Koch Theater

Endereço: 20 Lincoln Center Plaza

Duração: depende da programação do dia

Mais informações: NYC Ballet 

Galeria de Fotos e Vídeos